Florianópolis / SC - domingo, 05 de maio de 2024

Gripes e Resfriados

 

 

Assisto o noticiário e sou surpreendido pela notícia: uma frente vai fazer a temperatura despencar.  É o inverno que anuncia a sua chegada. Aproveito este espaço para lhe passar algumas informações que podem ajudar a evitar que experimente os conhecidos dissabores das viroses tão comuns nestas épocas.  

 

Gripes e resfriados têm alta incidência no inverno. Uma das explicações para isto é a tendência ao confinamento que nós adotamos nesta época e que facilitaria a transmissão entre as pessoas. Estima-se que um adulto contraia de 2 a 5 resfriados ao ano, enquanto que escolares podem ter até 10 episódios por ano. Ainda assim a incidência exata é difícil de ser medida uam vez que a maioria das pessoas com resfriado não costumam visitar o médico.

  

Mas afinal, existem diferenças entre gripe e resfriado? Há muitas. Os resfriados são infecções das vias aéreas (nariz, garganta, etc) que têm como origem um dentre os mais de 100 diferentes tipos de vírus já conhecidos. Seus sintomas costumam ser mais "leves" que os da gripe, acarretando no enfermo uma indisposição geral, coriza, ardência nas mucosas nasal e oral, crises de tosse e espirros. A maior forma de transmissão parece ser pelo contato manual. Aqui vai um exemplo corriqueiro: uma pessoa doente coça o nariz e em seguida aperta a mão de outra pessoa,  que por sua vez, coça seu próprio nariz. Pronto, era o que o vírus "precisava"! Devido a enorme quantidade de diferentes tipos de vírus, não existe ainda vacina contra resfriados. Embora as pesquisas venham caminhando rapidamente na confecção de uma vacina, até o momento a melhor forma de prevenção é lavar sempre as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

 

Já a gripe, também conhecida com Influenza, comporta-se como uma virose mais "pesada". Acarreta habitualmente, além dos sintomas já descritos, febre e dores pelo corpo. Para prevenir a gripe, além de lavar as mãos, existe a vacina, que confere uma imunidade de até 90%. A vacina deve ser aplicada em meses que precedem o inverno e é oferecida anualmente aos idosos na campanha do Ministério da Saúde. Recentemente estão contempladas pelo programa as crianças entre 6 meses e 2 anos de idade e também as gestantes.

 

Aqui vai um conselho: não perca essa chance. Além de prevenir a gripe, também diminui os riscos de eventuais complicações, como a pneumonia bacteriana e as internações hospitalares.

 

José Tavares