Florianópolis / SC - quinta-feira, 02 de maio de 2024

Cirurgia Septoplastia e Turbinectomia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O nariz é o primeiro caminho que o ar toma rumo aos pulmões e neste percurso este ar deve ser purificado, aquecido e umedecido. 

 

 Internamente, o nariz é dividido ao meio por uma parede denominada septo nasal. É também revestido por uma mucosa que se encarrega de ajudar na defesa do nosso organismo por meio de ferramentas poderosas, como a secreção nasal e o movimento de estruturas chamadas cílios.

 

Além disso, as cavidades nasais servem como câmara para a ressonância do som, possibilitando à nossa voz características próprias. Finalmente, dentro do nariz estão as células responsáveis pelo sentido do olfato.

 

Bem, cientes da importância que o nariz possui, não fica difícil imaginarmos o problemão que o mau funcionamento nasal pode vir a acarretar em nossas vidas.

  

É tido como normal que ora uma narina esteja mais trancada, ora a outra, em períodos que se alternam, o que denominamos ciclo nasal.  Também é aceitável que durante as infecções de vias aéreas, como nos resfriados, a nossa respiração se torne temporariamente difícil. Entretanto, quando uma ou ambas as narinas tendem a permanecer trancadas por muito tempo, devemos procurar orientação médica para que se estabeleça um diagnóstico adequado.

 

As consequências de um nariz entupido são muitas, sendo a diminuição na qualidade de vida a mais óbvia. Em geral, são pessoas que experimentam um cansaço leve ou até significativo, e nem sempre se dão conta de que a causa pode estar no nariz. 

 

Uma das principais causas de obstrução nasal é o desvio de septo ou desvio septal. Isto ocorre porque o septo nasal pode estar tão torto a ponto de funcionar como um obstáculo à passagem do próprio ar.

 

A cirurgia que corrige esta tortuosidade tem o nome de septoplastia e está indicada quando o desvio septal é tido como o causador ou um dos causadores dos problemas já citados. Em geral, associamos à septoplastia  um procedimento de diminuição dos cornetos nasais, denominado turbinectomia ou turbinoplastia, o que facilita ainda mais a passagem do ar pelas narinas.

 

Com estes procedimentos procuramos uma melhoria na qualidade de vida do paciente. São geralmente procedimentos simples e o pós operatório, ainda que trabalhoso, costuma ser indolor.


 


  

José Tavares