Florianópolis / SC - quinta-feira, 02 de maio de 2024

Cirurgia - Amígdalas e Adenóide

 

As amígdalas e adenóide são estruturas que se localizam dentro da garganta e atrás do nariz respectivamente. Ambas são responsáveis pelo reforço das nossas defesas naqueles territórios em que se situam. Em algumas situações de anormalidade, como nos casos em que se tornam muito grandes e acabam atrapalhando tanto a respiração como a alimentação, ou mesmo em situações de infecções recorrentes, a remoção das amígdalas e/ou da adenóide pode ser uma escolha saudável e resolutiva. 

 

As indicações cirúrgicas são absolutas quando ocorre um aumento tão expressivo tanto destas estruturas a ponto de ocasionar paradas respiratórias à noite ou mesmo engasgos frequentes que comprometam a alimentação do doente. Ainda, quando há crises infecciosas muito recorrentes e se há suspeita de que o aumento do órgão é devido a um tumor.

 

Além das consequências acima descritas, outras podem decorrer de uma respiração comprometida, como a tendência a deformação dos dentes e da face, alterações posturais, diminuição da audição, entre muitas outras. Quem não experimentou, por exemplo, após uma noite mal dormida, um dia seguinte absolutamente improdutivo? Pois bem, mais recentemente, as pesquisas científicas na área do sono vêm avançando a passos largos. Neste sentido, começamos a entender que uma noite mal dormida é capaz de ocasionar alterações hormonais e cognitivas  importantes na criança que, além de consequências imediatas, podem trazer problemas futuros a médio e longo prazo. 

 

Na criança respiradora oral é fundamental o diagnóstico precoce e a manutenção de uma conduta adequada, seja ela cirúrgica ou clínica, a fim de evitar sequelas nos pequenos muitas vezes de difícil reversão.

 

 

José Tavares